Bem-vindo(a) a Aquarela Centro de Desenvolvimento Infantil –

SOBRE OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO AUTISMO:

  • Dificuldades de Comunicação e Interação Social: Primeirão na lista, temos as famosas dificuldades na comunicação e na interação social. Pode ser que a criança prefira brincar sozinha, evite contato visual ou tenha dificuldade para entender gestos e expressões faciais. É como se o mundo social fosse um quebra-cabeça meio complicado de montar.

  • Comportamentos Repetitivos e Interesses Restritos: E aí, sabe aquela mania de ficar girando objetos sem parar ou a obsessão por um tema específico, tipo dinossauros, que domina todas as conversas? Pois é, comportamentos repetitivos e interesses muito focados são cartões de visita do autismo. É a mente encontrando conforto e alegria na previsibilidade e na paixão profunda por assuntos específicos.

  • Reação aos Estímulos Sensoriais: Aqui temos um ponto que muita gente não conhece: a sensibilidade a estímulos sensoriais. Luzes muito brilhantes, sons altos ou até mesmo a textura das roupas podem ser super intensos para alguém no espectro autista. É como se o volume do mundo estivesse sempre no máximo

  • Atrasos no Desenvolvimento: Quando o assunto é desenvolvimento, cada criança tem seu próprio ritmo, claro. Mas, no caso do autismo, pode rolar alguns atrasos, especialmente na fala e na comunicação. Não é uma regra, mas é algo para ficar de olho.

  • Dificuldades de Adaptação a Mudanças: Mudança de planos? Novo caminho para a escola? Isso pode ser um desafio enorme. A galera com autismo muitas vezes prefere a rotina, aquela sequência conhecida do dia a dia, e mudanças podem causar desconforto ou ansiedade.

  • Sinais Únicos em Cada Pessoa: Aqui vai um lembrete mega importante: o autismo é um espectro. Isso significa que, embora a gente fale desses sintomas comuns, cada pessoa vai experienciar o autismo de um jeito único. Alguns podem ter dificuldades maiores em certas áreas, enquanto outros podem nem apresentar certos sintomas.

A Identificação do Autismo é dividia em 3 grupos diferentes de Sintomas:

  • Evita o contato de olhar, mesmo estando próximo à pessoa que fala com ela;
  • Agitação motora, muitas vezes se confunde com TDAH;
  • Prefere brincar sozinho, mesmo quando em grupos;
  • Tem dificuldade em interagir com pessoas, preferindo objetos;
  • Demonstra emoções fora de contexto, tais como risada e choro em ambientes diversos;
  • Procura sempre os mesmos brinquedos e atividades.
  • A criança fala dela mesma na terceira pessoa, usando o próprio nome, quase nunca usa “eu”;
  • Dificilmente muda a expressão do rosto e demonstra emoções;
  • Não compreende gestos e expressões faciais das outras pessoas, deixando de identificar sinais de raiva, tristeza, alegria etc;
  • Mesmo não tendo problemas auditivos, não atende quando é chamada pelo nome;
  • Passa várias horas sem falar, mesmo já tendo adquirido essa habilidade ou quando lhe é dirigida a palavra;
  • Fala de forma “robotizada” ou se limita a repetir perguntas e frases que escuta.
  • Apresenta comportamentos estereotipados, como ficar se balançando, mexer ou torcer as mãos ou os dedos;
  • Fica olhando para um ponto fixo ou para a mesma direção por longo tempo, como se estivesse congelado no tempo;
  • Não tem medo natural de situações perigosas, tais como grandes animais, locais escuros, ruas movimentadas ou lugares altos;
  • Utiliza de forma incomum objetos e brinquedos, dando funções diferentes ou limitando-se a algumas partes, tais como rodas de carrinhos ou o cabelo da boneca;
  • Apresenta alguma fixação, interagindo por longo tempo com só um objeto, brinquedo, ou ainda com a água ou areia;
  • Mostra irritação quando há alterações na rotina ou está em um ambiente com muito movimento ou barulho.

Devemos ter em mente que a simples presença de uma destas situações não é suficiente para identificar um autista, ainda mais ao considerarmos o caráter único dessas crianças e o estágio de desenvolvimento de cada uma delas.

Mas tais sinais não devem ser ignorados e podem indicar a necessidade de uma consulta com um especialista que avaliará se existe um quadro de autismo. Na dúvida, entre em contato com a gente que iremos ajudar da melhor forma possível.

Principais Sintomas

Como Podemos Ajudar?

  • Nós da Aquarela, em Brasília, estamos preparados para dar todo o auxílio necessário às famílias em todas as fases de desenvolvimento da criança autista. Nós também entendemos que devemos tratar a criança e não o Autismo.

  • Nós da Aquarela estamos preparados para dar todo o auxílio necessário às famílias em todas as fases de desenvolvimento da criança autista. O tratamento do autismo, assim como a criança com autismo, é único. É importante ter um programa que consiga olhar individualmente para cada criança, pois nem todos são afetados da mesma forma. Assim, para cada etapa do desenvolvimento infantil é necessário uma forma de trabalho, com constantes avaliações e adaptações.

  • Atuar no universo autista é atuar em um processo contínuo de estabelecimento de novas competências, avaliações e consolidação dos ganhos. Identificando sintomas e buscando adaptar as intervenções às demandas que a criança apresenta e que lhe são exigidas em cada fase do seu desenvolvimento.

  • Com esse objetivo em mente, realizamos um atendimento individualizado, com a participação de duas profissionais simultaneamente, uma psicopedagoga e uma psicóloga. Dessa maneira podemos ampliar o olhar sobre a criança e avançar dentro de uma perspectiva mais global, abrangendo a aplicação da análise do comportamento somada a uma perspectiva mais lúdica e pedagógica.

  • Além disso, temos uma equipe especializada na área, formada por psicopedagoga, psicóloga, terapeuta ocupacional, pedagoga, nutricionista e fonoaudióloga. Todas com o mesmo objetivo: auxiliar os pais nas principais demandas que cercam o desenvolvimento da criança autista.

A intervenção profissional em criança inseridas dentro do espectro autista deve ser a mais precoce possível. Quanto mais cedo agirmos, mais eficiente é o trabalho visando o desenvolvimento de habilidades comunicativas e sociais. Apesar de a identificação precoce não ser tarefa fácil, alguns marcadores podem ajudar.

Bem-vindo(a) a Aquarela Centro de Desenvolvimento Infantil –

SOBRE OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO AUTISMO:

  • Dificuldades de Comunicação e Interação Social: Primeirão na lista, temos as famosas dificuldades na comunicação e na interação social. Pode ser que a criança prefira brincar sozinha, evite contato visual ou tenha dificuldade para entender gestos e expressões faciais. É como se o mundo social fosse um quebra-cabeça meio complicado de montar.

  • Comportamentos Repetitivos e Interesses Restritos: E aí, sabe aquela mania de ficar girando objetos sem parar ou a obsessão por um tema específico, tipo dinossauros, que domina todas as conversas? Pois é, comportamentos repetitivos e interesses muito focados são cartões de visita do autismo. É a mente encontrando conforto e alegria na previsibilidade e na paixão profunda por assuntos específicos.

  • Reação aos Estímulos Sensoriais: Aqui temos um ponto que muita gente não conhece: a sensibilidade a estímulos sensoriais. Luzes muito brilhantes, sons altos ou até mesmo a textura das roupas podem ser super intensos para alguém no espectro autista. É como se o volume do mundo estivesse sempre no máximo

  • Atrasos no Desenvolvimento: Quando o assunto é desenvolvimento, cada criança tem seu próprio ritmo, claro. Mas, no caso do autismo, pode rolar alguns atrasos, especialmente na fala e na comunicação. Não é uma regra, mas é algo para ficar de olho.

  • Dificuldades de Adaptação a Mudanças: Mudança de planos? Novo caminho para a escola? Isso pode ser um desafio enorme. A galera com autismo muitas vezes prefere a rotina, aquela sequência conhecida do dia a dia, e mudanças podem causar desconforto ou ansiedade.

  • Sinais Únicos em Cada Pessoa: Aqui vai um lembrete mega importante: o autismo é um espectro. Isso significa que, embora a gente fale desses sintomas comuns, cada pessoa vai experienciar o autismo de um jeito único. Alguns podem ter dificuldades maiores em certas áreas, enquanto outros podem nem apresentar certos sintomas.

A Identificação do Autismo é dividia em 3 grupos diferentes de Sintomas:

  • Evita o contato de olhar, mesmo estando próximo à pessoa que fala com ela;
  • Agitação motora, muitas vezes se confunde com TDAH;
  • Prefere brincar sozinho, mesmo quando em grupos;
  • Tem dificuldade em interagir com pessoas, preferindo objetos;
  • Demonstra emoções fora de contexto, tais como risada e choro em ambientes diversos;
  • Procura sempre os mesmos brinquedos e atividades.
  • A criança fala dela mesma na terceira pessoa, usando o próprio nome, quase nunca usa “eu”;
  • Dificilmente muda a expressão do rosto e demonstra emoções;
  • Não compreende gestos e expressões faciais das outras pessoas, deixando de identificar sinais de raiva, tristeza, alegria etc;
  • Mesmo não tendo problemas auditivos, não atende quando é chamada pelo nome;
  • Passa várias horas sem falar, mesmo já tendo adquirido essa habilidade ou quando lhe é dirigida a palavra;
  • Fala de forma “robotizada” ou se limita a repetir perguntas e frases que escuta.
  • Apresenta comportamentos estereotipados, como ficar se balançando, mexer ou torcer as mãos ou os dedos;
  • Fica olhando para um ponto fixo ou para a mesma direção por longo tempo, como se estivesse congelado no tempo;
  • Não tem medo natural de situações perigosas, tais como grandes animais, locais escuros, ruas movimentadas ou lugares altos;
  • Utiliza de forma incomum objetos e brinquedos, dando funções diferentes ou limitando-se a algumas partes, tais como rodas de carrinhos ou o cabelo da boneca;
  • Apresenta alguma fixação, interagindo por longo tempo com só um objeto, brinquedo, ou ainda com a água ou areia;
  • Mostra irritação quando há alterações na rotina ou está em um ambiente com muito movimento ou barulho.

Devemos ter em mente que a simples presença de uma destas situações não é suficiente para identificar um autista, ainda mais ao considerarmos o caráter único dessas crianças e o estágio de desenvolvimento de cada uma delas.

Mas tais sinais não devem ser ignorados e podem indicar a necessidade de uma consulta com um especialista que avaliará se existe um quadro de autismo. Na dúvida, entre em contato com a gente que iremos ajudar da melhor forma possível.

Principais Sintomas

Como Podemos Ajudar?

  • Nós da Aquarela, em Brasília, estamos preparados para dar todo o auxílio necessário às famílias em todas as fases de desenvolvimento da criança autista. Nós também entendemos que devemos tratar a criança e não o Autismo.

  • Nós da Aquarela estamos preparados para dar todo o auxílio necessário às famílias em todas as fases de desenvolvimento da criança autista. O tratamento do autismo, assim como a criança com autismo, é único. É importante ter um programa que consiga olhar individualmente para cada criança, pois nem todos são afetados da mesma forma. Assim, para cada etapa do desenvolvimento infantil é necessário uma forma de trabalho, com constantes avaliações e adaptações.

  • Atuar no universo autista é atuar em um processo contínuo de estabelecimento de novas competências, avaliações e consolidação dos ganhos. Identificando sintomas e buscando adaptar as intervenções às demandas que a criança apresenta e que lhe são exigidas em cada fase do seu desenvolvimento.

  • Com esse objetivo em mente, realizamos um atendimento individualizado, com a participação de duas profissionais simultaneamente, uma psicopedagoga e uma psicóloga. Dessa maneira podemos ampliar o olhar sobre a criança e avançar dentro de uma perspectiva mais global, abrangendo a aplicação da análise do comportamento somada a uma perspectiva mais lúdica e pedagógica.

  • Além disso, temos uma equipe especializada na área, formada por psicopedagoga, psicóloga, terapeuta ocupacional, pedagoga, nutricionista e fonoaudióloga. Todas com o mesmo objetivo: auxiliar os pais nas principais demandas que cercam o desenvolvimento da criança autista.

A intervenção profissional em criança inseridas dentro do espectro autista deve ser a mais precoce possível. Quanto mais cedo agirmos, mais eficiente é o trabalho visando o desenvolvimento de habilidades comunicativas e sociais. Apesar de a identificação precoce não ser tarefa fácil, alguns marcadores podem ajudar.

Principais Sintomas

A Aquarela Centro de Desenvolvimento Infantil é uma instituição de atendimento integral à criança com dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Localização
Setor de Rádio e TV Sul – Quadra 701 Bl. O – Sala 476 – Ed. Multi Empresarial

  • (61) 3034-6090

  • (61) 98181-5315

clinica-de-autismo-brasilia-df-80

Clínica Especializada em Autismo em Brasília: Uma maneira única de ver o mundo com um jeito único de ser.

  • A Clínica Aquarela Centro de Desenvolvimento Infantil está localizada na zona central de Brasília, sendo de fácil acesso aos alunos vinculados à sua instituição. Além disso, o local conta com estacionamento rotativo, ofertando mais segurança e comodidade.
  • Apesar de alguns tratarem como conceitos sinônimos, dificuldade de aprendizagem não é o mesmo que um distúrbio. Os distúrbios de aprendizagem estão ligados a uma disfunção neurológica da criança.
  • A criança até recebe as informações externas adequadamente, mas seu sistema nervoso processa de forma diferente as informações recebidas, resultando em problemas de escrita, leitura ou cálculo.